segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Vermelho + verde = vitaminas

Minha horta continua linda e maravilhosa... e super orgânica!!!
A primeira safra da alface lisa acabou... e agora estão crescendo as crespas.
Rúcula tem aos montes... delícia pura... #amorúcula
Salsinha, coentro, cebolinha, manjericão verde, manjericão roxo, alecrim... tudo sendo usado fresquinho fresquinho... pensa no cheirinho bom quando são colhidos!
O consumo da vez é o rabanete. Ah, são tão lindos, vermelhinhos, redondinhos... e cheio de vitaminas. Olha só quanta informação legal que peguei daqui:
"Em geral, o rabanete é consumido in natura, em saladas ou em conservas, sem precisar descascá-lo. Cortado em rodelas, suas bordas vermelhas e centro branco dão um excelente aspecto na composição de diversas saladas. Basta usar a criatividade. Quando cozido, torna-se menos picante. Embora a raiz seja a parte mais consumida da planta, as folhas também podem ser aproveitadas para preparar sopas, refogados ou recheio de tortas salgadas e de bolinhos...
O rabanete é fonte de vitamina C e Niacina, além de conter os minerais Cálcio, Fósforo e Ferro. A vitamina C dá resistência aos tecidos e age contra infecções; a Niacina evita problemas de pele, estimula o apetite e o crescimento. Os minerais são importantes pois contribuem para a formação dos ossos, dentes e sangue.
Cru e bem lavado, o rabanete limpa os dentes e desenvolve os músculos mastigadores. Ele também é expectorante, estimulante da digestão, purificador do sangue, dos rins e da bexiga.
Esta hortaliça é considerada ainda um bom medicamento para os que sofrem de reumatismo, gota, artritismo, bronquite, catarros, resfriados, inflamações internas, erupções cutâneas e febres."

Não sou apaixonada por pimentão, mas plantei na minha horta caseira, pois é um ótimo tempero.
E vou confessar: babo todos os dias pelos pés de pimentão! É tão lindinho ver surgirem as flores nessas pequenas arvorezinhas rsrs... e depois se transformarem em minis pimentões... crescerem... ficarem enormes... tudo tão bonitinho! tão guti guti...
Olha esss informações que encontrei aqui:
"O pimentão destaca pelo seu alto conteúdo em vitamina C e vitamina B6, a qual é fundamental tanto para a parte cerebral como para o sistema nervoso central em si.
Destaca também pelo seu alto conteúdo em betacaroteno (que ao entrar no organismo se transforma em vitamina A) e vitaminas do grupo B2 (além de vitamina E). Por isso, é ideal para prevenir a aparição de doenças degenerativas e crônicas. Especificamente, o betacaroteno ajuda a prevenir o câncer, as hemorragias cerebrais, as cataratas, e as doenças cardíacas.
Da mesma forma que os tomates, os pimentões vermelhos possuem uma maior quantidade de licopeno, que vem a ser um caroteno com propriedades anticancerígenas."

Quantos benefícios do rabanete e do pimentão, heim!
É... horta caseira, além de ser uma terapia maravilhosa... é uma dose diária de saúde!

14 comentários:

Marisa Ferreira postou o comentário de número:

Hum adoro isso tudo.. que bela salada ou sopa. Cheia de vitaminas e nutrientes e o mais importante é que não têm químicos. =) *

Patrícia postou o comentário de número:

Ah, que delícia! Que inveja ( no bom sentido...) de você. Eu ainda não fiz minha horta. Fica a ideia pra fazer durante a semana. Bjx.

Veronica Kraemer postou o comentário de número:

Eli querida, queria muitooooooo ter uma horta aqui, mas cade o espaço? rs
Parabéns por sua horta, está linda e tão saudável, dá gosto de ver!
Te desejo uma linda semana
Beijosssssssssss
Vero

Chris Ferreira postou o comentário de número:

OI Eliane,
rabanetes me lembram a história da Rapunzel.
Tudo de bom ter uma horta, né?
Adorei as informações passadas aqui no post.

Ah, e participei da blogagem coletiva dos esmaltes. Pretendo estar nelas todas as semanas.

beijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com/

Dona Amélia postou o comentário de número:

Ah, que delícia, frô!
Meu sonho é morar numa casa com espaço bastante pra eu ter uma bela duma horta! ;oD

Xerinhos
Paty

Fabielle Bacelar postou o comentário de número:

Ai que linda sua horta...

A coisa que sinto mais falta da minha antiga casa é justamente esse momento em que parava pra ver as coisas crescendo... um amor...acho muito cute-cute também....

bjo

Handmade with love... postou o comentário de número:

Eliane, minha amiga! Sei que mesmo qdo não temos muito tempo, não nos esquecemos uma da outra viu! Fique tranquila tá! Dê os parabéns ao seu marido tb! Obrigada pelo recadinho carinhoso! Grande bj da amiga Iara

Chris Ferreira postou o comentário de número:

Oi Eliane,
Que bom que você curtiu a postagem sobre o café da manhã! ;)
Beijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com/

Cantinho da Aracy postou o comentário de número:

Oi querida
Passando pra dizer oi e que continuo em oração.
Não tinha visto esta postagem, que lindas as fotos de leguemes e verduras fresquinhos.
Uma semana de bênçãos.
Beijos no coração

Sil postou o comentário de número:

Eliane, Obrigada pelo carinho!!! Realmente horta é uma terapia... plantei meus rabanetes semana retrasada e já estão uma gracinha!
Sua horta é MARA... acompanho vc há um tempinho e já vi varias coisas que vc colheu!
Um beijão,
Bom final de semana!
Silvia
http://athenaartes.blogspot.com/

eu, Lila Cassini postou o comentário de número:

Oi menina, te encontrei no mosaico da Re. E vou te contar... amo muito uma hortinha. Meu sonho é ter uma em casa. Mas meu espaço não não permite. Mas Um dia terei uma linda com pimentões que eu amoooooooo! rs. Beijocas.

Vanessa Monteiro postou o comentário de número:

Oi
É a primeira vez que venho ao seu cantinho,adorei e estou seguindo!!!

Ótimas dicas!

Boa semana!!!

Beijos

Cissa Branco postou o comentário de número:

Eliane,

Também quero uma horta, mas mato tudo, será que sou eu ou o clima desse lugar, linda sua colheita, quando for te visitar quero tudo fresco direto da horta, rs.

Beijos

Sara postou o comentário de número:

Quão bonito é cultivar essas coisas na família a verdade é que é sempre bom compartilhar o tempo com os filhos, então eu acho que essa semana eu gostaria de ir almoçar com eles para restaurantes em higienópolis