segunda-feira, 8 de novembro de 2010

JABUTICABA

Dia desses, estava eu, maridão, filhas e uma amiga carioca... estávamos indo para a casa dela, de carro, quando, de repente, ela deu um grito!
- O que é aquilo preto? O que é aquela coisa preta? O que é aquilo lá na árvore? Pára o carro... pára o carro...
Sem entender nadica de nada, maridão parou o carro, deu ré, e minha amiga desceu desesperada... abismada... passada... estupefata... maravilhada!
Explico: ela nunca tinha visto um pé de jabuticada e ficou louca!? apaixonada quando descobriu que existe um bem pertinho da casa dela... mas, infelizmente, as frutinhas ainda não estavam bem maduras.
Nem preciso dizer que eu ri muitooooooooooo da reação da minha amiga... Isso porque eu fui criada, praticamente, em cima de um pé de jabuticaba... hahahaha...
No quintal da minha mãe tem um pé de jabuticaba, e eu já falei dele, com muito amor e saudades, neste post AQUI.
Dias atrás, quando estive na terrinha, partiu meu coração ter que retornar... a jabuticabeira estava carreguinha de frutas, que ficariam maduras alguns dias depois da minha viagem. Ahhhhhhh... que vontade de ficar por lá... Esse é o primeiro ano de toda a minha vida que fico sem saborear as maravilhosas jabuticabas do quintal da minha mãe :-P
Massssssssssss, a vida continua, né tava demorando o drama e eu tenho que aprender(?!) a viver sem as deliciosas frutinhas que lembram minha infância... minha adolescência... minha juventude... uma vida toda pausa para as lágrimas.
...
Bem, além de compartilhar com vocês as fotos do pé de jabuticaba do quintal da minha mãe, também fiz uma pesquisa e trouxe algumas informações muito úteis sobre os benefícios da jabuticaba para a nossa saúde.
"A jabuticaba (do tupi “iapoti kaba” que significa “frutas em botão”), para o orgulho dos brasileiros, é uma fruta silvestre 100% brasileira, típica da Mata Atlântica.
Essa fruta possui antocianindinas e são inúmeros os seus benefícios à nossa saúde: protegem e estimulam a reparação dos tecidos ricos em colágeno – principal proteína da pele, responsável pela firmeza e elasticidade – (como as paredes das artérias, conferindo proteção contra a aterosclerose) e, conseqüentemente, previnem e combatem as rugas; reduzem a produção de histamina (o que aumenta a resistência do organismo contra a agressão de certas substâncias mutagênicas), o colesterol comum e o LDL (o mau colesterol) e os radicais livres; melhoram a circulação sangüínea periférica; restauram a funcionalidade dos capilares e fortalecem os vasos sangüíneos (prevenindo equimoses, varizes, fragilidade capilar e derrames cerebrais; beneficiando, inclusive, os diabéticos); protegem as células cerebrais (o que auxilia na melhora da memória e combate à senilidade); melhoram as defesas imunológicas, a resistência física e a disposição, a elasticidade muscular e a visão (juntamente com outros antioxidantes, fitoterápicos e suplementos nutricionais, combatem a degeneração macular dos olhos – a perda progressiva da visão –, dentre outros problemas oftalmológicos); auxiliam na estabilização da taxa de açúcar no sangue dos diabéticos; apresentam propriedades anticancerígenas, etc.
A casca da jabuticaba é rica em pectina (fibra solúvel), que auxilia na redução da velocidade de absorção dos alimentos, à medida que são ingeridos. É indicada nos casos de hipoglicemia e diabetes, pois contribui, nesses casos, para que os níveis de glicose (açúcar) no sangue sejam mantidos mais próximos da normalidade. Contribui para a desintoxicação orgânica (pois auxilia na remoção das toxinas e dos metais pesados); auxilia no combate do excesso de colesterol, o que diminui o risco de cálculos biliares e de doenças cardiovasculares; e melhora a função da vesícula biliar... ... ... ..."

10 comentários:

Lorena postou o comentário de número:

Que liiiiiiinnnnnnnndoooooo,saudades, aqui na minha rocinha,rsrs...não tem jabuticabeira...mas compro sempre umas deliciosas de um rapazinho que vende nas portas...adorei....vc como sempre divertidíssima...bjocas...

Chris Ferreira postou o comentário de número:

Oi Eliane,
hummm, me deu água na boca essa jabuticabeira carregadinha.
Me lembrou a Emília e o Rabico. Ploct, puct, Nhoc.

Lindas as fotos. Ter um desses no quintal da mãe ... imagina?
Ai, ai, sonho meu.

beijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com/

Ana postou o comentário de número:

Oiee...
olha,eu acho que teria a mesma reação da tua amiga..kkkk..
acho lindo um pé d ejabuticaba..e nunca vi um pessoalmente.Aqui no nordeste não tem,devido ao clima...
quando um dia eu tiver a sorte de encontrar um, vou gritar muito..kkkkkkkk..sem falar que é uma delicia!!
;-)
beijos,otima semana!!!

Calma que estou com pressa! postou o comentário de número:

oi amiga- eu tb aodro uma jabuticabeira- na casa da minha mãe tb tinha -e dava duas vezes por ano - mas eu só comia no verão - quando ia prálá - mas a casa eraum sitio enorme- e os dois ficando velhinhos , sozinhos -tiveram que vender a casa onde nasci -snif.. e agora construiram uma casa bonitinha - mas já plantamos arvores pra eles- mas aquela jabuticaba nunca mais-
é assimm a vida - mudanças, transformações-
bj
lu

*~* Coisas da Bruxinha *~* postou o comentário de número:

Eliana eu nunca vi um pe de jabuticaba, adorei, rssss.
Obrigada pelo seu carinho viu, bjs Leila

Cissa Branco postou o comentário de número:

Eliane,

Como está seu marido. Menina que sufoco eu passei, não tinha ortopedista na região, e depois de 24h e barraco na unimed, tive que ir para o SUS, me recusei a pagar particular tendo ele dois planos de saúde, geap e unimed.
Mas agora está tudo bem, eu que estou me estrepando tendo que dirigir para cima e para baixo, estou estrupiada, como dizem por aqui.
Adoro jabuticaba, como tanto que passo mal, mas confesso que não gosto de vê-la no pé, acho um aspecto muito feio aquelas bolinhas saindo, rs.
Beijos e se cuida, vê se não corta mais os dedos, rs.

Cantinho da Aracy postou o comentário de número:

Delícia de postagem, fotos lindas e atraentes, a boca ficou cheia d'água.
Tinha visto no Mosaico da Rê, mas não tinha dado tempo de via aqui ainda.
Também postei uma maxi salada lá no mosaico.
Beijos no coração

Viviane- RJ postou o comentário de número:

Oi.
Vi seu post no mosaico da Re.
Nossa !!! Eu ficaria a tarde toda debaixo dela!!! Amo jabuticabra!!
Bjss

Flávia Capistrano postou o comentário de número:

Oi! Vi seu blog no mosaico.
Eu tenho uma jaboticabeira hibrida, é mais fácil de pegar as jaboticabas.
Difícil é disputar com os passarinhos, quando chego pra pegar já estão todas furadas. rsrs
Bjs

http://garotasbacanas.blogspot.com

Jo Turquezza postou o comentário de número:

Cheguei aqui pela Reali e pela Rejane, caminho longo ahah
Menina! Nunca vi um pé de jabuticaba tão lindo! Juro!
Eu adoro, na minha infância também tinha.
Hoje em dia compro na rua (barraquinhas) e faço geléia deliciosa !!!!!!!
Vou postar uma receita no meu Blog e colocar um link para esta postagem sua, pode? Avisa lá no meu Bog, se você concordar, é claro! Obrigada.
Estou seguindo você.
Bom domingo.
Beijos.