quarta-feira, 22 de junho de 2011

HORTA CASEIRA

Você cultiva horta em casa? Algum temperinho pra usar fresquinho naquele molho gostoso? Não?! Eu cultivo :-D

Meu amor pelas verduras começou bem cedo: minha mãe sempre plantou horta. Então, fui crescendo sabendo fazer canteiros, estercar, semear, transplantar... enfim, cuidar da horta até o momento mais gostoso: a colheita... rsrs

Minha mãe plantava de tudo um pouco: alface, couve, cheiro verde, jiló, maxixi, pimentão, chuchu, quiabo, vagem, cará, abobrinha... já chegou a plantar mandioca e milho... fora as frutas que já existem no quintal: mamão, jabuticaba, goiaba, laranja, acerola, pinha...

Me lembro (com muitas saudades) que todos os dias na hora do almoço e do jantar eu ia na horta colher couve e cheiro verde (minha mãe amava fazer couve todos os dias)... hummm como era bom aquele cheirinho de verde... e comer então... que delíciaaaaaaaa... verdura fresquinha... ahhhhh que vontade de voltar um pouquinho no tempo.


Hoje minha mãe não cultiva mais (idade avançada e dores na coluna a limitam), mas eu pretendo dar continuidade ao plantio de horta em casa e passar pras minhas filhas. A mais velha não demonstra muito interesse, mas a pequena é animada pra molhar as verduras e fica toda feliz com o crescimento da abobrinha... rsrs

Por enquanto, tenho em casa (por ordem nas fotos): alface, cheiro verde, pimentão, vagem, abobrinha, e ainda rúcula, jiló, cebolinha, alho, hortelã, manjericão e manjerona. Neste feriadão vou semear cenoura e couve.

Estou muito feliz com a pequena horta que tenho em casa. Ela começou tímida (veja AQUI) e hoje está ficando tão linda. Claro que eu tenho uma grande ajuda: minha secretária Dona Nina, que todos os dias quando chega vai direto molhar a horta e todas as plantas, além de trazer o precioso esterco.

Os pés de alface já estão quase no ponto de colheita (não vejo a hora), o coentro e a abobrinha também. E é claro que vou registrar esse importante momento e postar aqui, né!


Creio que o mais legal de uma horta em casa é ter o prazer de colher o próprio alimento, plantado e cultivado em família, como uma gostosa terapia verde, sem agrotóxico, totalmente orgânico... podendo ensinar às crianças valores tão importantes com atitudes tão simples... isso não tem preço :-D






6 comentários:

Drika Sanz postou o comentário de número:

Oi Eliane,
Realmente horta em casa é tudo de bom!!! Aquele cheiro de verdura fresquinha... e o gosto então?!? Não tem igual.
Eu já tive hortas. Hoje tenho algumas plantas e um jardim. Amo cuidar da natureza.
Bjs

Eva postou o comentário de número:

Oi Eliane,
que grande sua horta hehehe.. tem muita coisa gostosa plantada aí!! Adorei, quando eu tiver uma casa tbm vou plantar um tantão de coisas!!

Obrigada pela visitinha no meu blog, e pelo comentário na minha hortinha de sacada!!

http://artesevad.blogspot.com

bjoooo

Patrícia postou o comentário de número:

Que linda horta! Amei! Eu gostaria de ter uma em casa, mas ainda não tive tempo pra me dedicar. Também não sou muito entendida do assunto. Mas, mesmo assim, vou tentar. Vim te conhecer através do mosaico da Re. Dá uma passadinha lá no meu blog pra me conhecer também. Beijo, Patrícia.

Gratissima postou o comentário de número:

Oi Eliane... eu adooooro horta!
Quando criança sempre passava as férias na casa dos Nonos, com horta, pomar, chiqueiro, etc... uma delícia.
Eu gosto tanto que curto o processo desde semear, cuidar e depois colher.
Já cheguei a ter até um pé de amoras aqui na varanda, mas agora tenho somente salsinha, cebolinha, manjericão, alecrim, morangos e romã, além de algumas plantas ornamentais.
E colher as frutas e hortaliças sem agrotóxicos é tão bom... e têm um sabor tão diferente, né?
Meu sonho é um dia morar numa casa e ter uma horta... ai... ai... (suspiros...) rssss...
Ah... cheguei aqui pelo mosaico da Rê.
Já estou seguindo teu blog e vou aproveitar para ler os posts antigos...
beijinhos e bom final de semana,

Unknown postou o comentário de número:

Oi! Vi vc no mosaico da Rê e não pude deixar de vir visitar... amei! Bjos

suelene postou o comentário de número:

Olá Eliane, tenho uma horta caseira em vasos, talvez possas me ajudar, estão aparecendo bichos no pé de quiabo, coloquei uma foto no meu blog, como sou marinheira de primeira viagem não sei identificar o que é. se souberes por favor me diz.