quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

O PRIMEIRO DIA DE AULA

Você se lembra do seu primeiro dia de aula? Eu me lembro do meu.
Me lembro que pedia tanto pra minha mãe me colocar na escola... o ano letivo começou... e nada... mais insistência... mais meses se passando... até que... no segundo semestre do ano de 1984 consegui o que queria: ir pra "pré-escola". Estudei numa grande sala com crianças que nunca tinha visto... entre outras coisas, aprendi a abrir e fechar zíper, abotoar e desabotar, amarrar e desamarrar cadarços(!?)... me lembro do cheiro das massinhas (que eram argilas mesmo) e fazia tantas panelinhas, cachorrinhos... ah, como era gostoso correr no pátio, brincar sem compromisso... dançar de "emília" nos festejos juninos... Mas aí, vocês se perguntam: ué, cadê a alfabetização? Comecei pra valer na primeira série. Naquele tempo(!?) a pré-escola era mais focada na sociabilização da criança. Não havia essa pressão de hoje: quanto mais cedo ler/escrever/falar outras línguas melhor. Era uma vida mais tranquila, mais devagar, as famílias eram mais presentes na educação de seus filhos... enfim, as coisas eram diferentes.
Curiosamente, minha estória se repetiu com a filha adolescente. Eu dava aula em uma escola rural e pegava o ônibus 4 dias na semana pra lecionar. Ela, já com 4 anos (e xicletinho), me pedia pra ir junto... no segundo semestre de 2001 ela começou a frequentar o prezinho da escola onde eu lecionava. No ano seguinte, matriculei em uma escola melhor e os estudos prosseguiram... neste ano ela conclui o ensino fundamamental e se prepara para o ensino médio.
Já a minha pequena está tendo uma estória um pouco diferente. No ano passado, após muita insistência (por parte dela), fiz a matrícula, apesar da vaga ser no período matutino. Então, todos os dias, ela chorava pra não ficar sem mim na escola (e eu chorava junto, of course), saía escondido, mas meu coração ficava lá com ela. O que me acalmava um pouco é que a professora dela é vizinha de minha mãe, conhecida de muitos anos. Bem... após um mês de chororô, resolvi que não dava pra continuar: ela ainda não tinha maturidade pra escolinha. Não me arrependi. A experiência foi boa. Ela até hoje reconhece a escola "laranja" dela e ainda chama de professora a vizinha de minha mãe. Mas minha pequena passou o resto do ano me pedindo pra voltar pra escola...
Resultado: neste ano procurei uma escola melhor, com vaga no período vespertino, e matriculei minha pequena no Nível IV. Ela vai contar com uma ótima alfabetizadora, aulas de natação, ballet, judô e reforço escolar. E tudo na mesma escola onde minha adolescente foi alfabetizada.
Segunda-feira foi o primeiro dia de aula. Coração apertado (o meu) e ansioso (o dela). Nem a chuva forte impediu que papai, mamãe e irmã adolescente fossem juntos no primeiro dia de aula da pequena - família sempre unida :-)
Minha pequena não chorou, ficou faceira brincando de massinha, muito feliz, fazendo pose pras fotos e até quis tirar uma minha. Saí de lá com o coração na mão... mas hoje estou feliz, muito feliz porque minha pequena mostrou que agora está pronta pra escola... estamos todos muito felizes com essa conquista da pequena.
E você, se lembra do seu primeiro dia de aula e de seus filhos?

2 comentários:

Mamãe do Matheus postou o comentário de número:

Ai...que legal que sua pequena se adaptou bem a escola,né Eliane?!
Aqui as aulas ainda não começaram.Mas se tudo der certo e o Papai do Céu abençoar...rs* loguinho o matheus volta a escolinha.
Eu me lembro vagamente do meu primeiro dia de aula,só sei que eu tinha uma linda mochila e adorava materiais escolares.
Nossa!Quando tu entrou para a escola eu tinha rescem 1 aninho...riririr...
Mas é muito gostoso saber e lembrar desse tempo tão especial que é no inicio da escola né?!
beijão,
Danny e Matheus

Chris Ferreira postou o comentário de número:

Oi Eliane,
lembro sim. Lembro do meu primeiro dia de aula na 1a escola, na 2a escola e na faculdade.
Lembro do primeiro dia de aula das minhas filhas na 1a escola e na 2a. Aliás a Sofia começou na 2a escola na semana passada. Graças à Deus foi bem tranquilo.
Que bom que a sua pequena ficou faceira e feliz. Também com o apoio de toda a família, né?
beijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com/