sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Ninho de Tuiuiu no Pantanal de MS

O Pantanal é a maior planície de inundação contígua do mundo, e está localizado, em sua maior parte, no meu querido Mato Grosso do Sul. Todos que viajam para conhecer as exuberâncias do Pantanal pegam a BR 262 e passam, obrigatoriamente, pela cidade onde moro: Anastácio (venham me visitar!).
É tudo tão lindo! Paisagens indescritíveis! Animais exóticos! Povo acolhedor!
Já ouviram falar ou chegaram a ver um tuiuiú (também conhecido como jaburu) de perto? É uma ave bastante bela... e grande!
Maridão viaja muito pras bandas do Pantanal... e numa dessas fotografou um ninho de tuiuiú, que fica em uma árvore à beira da BR 262. As fotos ficaram tão lindas... então trouxe pra compartilhar com vocês :-D
Também trago umas informações que pesquisei aqui:
"O tuiuiú é uma das maiores aves da América do Sul e habita somente o continente Americano (América do Sul e América Central). É o animal símbolo do Pantanal.
A principal característica é o pescoço vermelho, contrastando com a cabeça preta e o corpo branco. Tem pernas longas, ideal para caçar peixes e crustáceos em águas rasas. A envergadura (distância entre as pontas das asas) supera os 2.50m em animais adultos. O tuiuiú pode medir mais de 1.40m e pesar até dez quilos. Geralmente é visto sozinho ou em pares (macho e fêmea), mas, na época da seca das lagoas no Pantanal, pode ser visto pescando em grandes grupos. Põem até três ovos, mas geralmente um único filhote sobrevive a ninhada. O mesmo casal costuma utilizar o mesmo ninho por diversas vezes. É um animal muito arisco, e, na época da ninhada deve ser deixado em paz, pois pode abandonar a cria caso sinta-se ameaçado."
E agora, senhoras e senhores, adultos, jovens e crianças, cachorros, periquitos e papagaios... o tuiuiú!

4 comentários:

Unknown postou o comentário de número:

Essa ave é linda!
Estive em Bonito, mas não consegui ver nenhum...
Bom fim de semana
Bjocas

Cantinho da Aracy postou o comentário de número:

Oi amiga
Que saudades da viagem que fiz ao pantanal há anos, um lugar onde podemos contemplar tantas maravilhas da criação de Deus.
Amei sua postagem, tomara um dia possa ir a Anastácio.
Deus é quem sabe.
Lindas as fotos.
Beijos no coração

Joana postou o comentário de número:

Lindas essas fotos. E um privilégio do maridão poder estar num lugar tão lindo assim!
Beijinhos e muitas bençãos

Cissa Branco postou o comentário de número:

Eliane,

Aqui, embora seja difícil de encontrar, vez ou outra na estrada nos deparamos com algum, e são lindos mesmo, a natureza nessa região do país é especial, rica e linda demais.
Grandes beijos