quinta-feira, 11 de novembro de 2010

BOLO DE PÃO DE MEL + BOLO DE CANECA

Ai, que loucura!
Vou tentar resumir minhas ocupações nesses dias em que sumi: maridão com dedo quebrado, eu com dedos cortados, amiga com bebê doentinha, fila (do SUS) apesar de termos plano de saúde... mas isso já é outro bapho pra imobilizar dedo do maridão, dirigir pra lá e pra cá, limpeza de casa, almoço/janta, lavar louças, lavar roupa, tentativa de passar roupa, cuidar de filhas, corrigir e elaborar alguns textos, ..., e, por fim, agora à noitinha, noite cultural na escola da filha adolescente!!!
Ufaaaaaaaaaaaaaaaa!!!!!!!! Chega, né... hahahahahahahaha
Aos amigos, peço desculpas pela falta de comentários e justifico-me pela pura falta de tempo... prometo colocar as visitas em dia, viu...
...
Bem, mesmo nessa correria, consegui arranjar um tempinho pra fuçar numa ferramenta instalada aqui no note: photoscape. Por indicação da Aninha, NESTE post sobre como colocar marca d'água nas fotos, baixei o programa e tentei entendê-lo (Ana, até hoje tô procurando o tal botão "opacity") kkkkkkk. Mas, por fim, consegui colocar uma marca nas fotos... daí que fui fuçando... fuçando... e acabei fazendo umas firulas com elas... que achei bem legais... mas daí que eu tinha colocado marca em todas antes de fazer as firulas e as firulas acabaram ficando com um monte de marca d'água... ahhhh... Please, alguém pode me ajudar a mexer direito no photoscape? tipo assim, uma aula em câmera lenta, com linguagem totalmente informal, e se puder desenhar melhor ainda (!?).
...
Também arrumei tempo pra aprender umas receitinhas básicas com uma amiga minha lá da terrinha que tem a mão ótima pra guloseimas. Ela é filha de boleira... aí você pensa no meu sofrimento, de ter que comer os bolos que ela sempre faz pra nos receber em sua casa.
Pra começar, trago pra vocês o bolo de pão de mel... deliciosamente maravilhoso!
INGREDIENTES:
- 03 xícaras de farinha de trigo
- 01 xícara de açúcar mascavo
- 01 xícara de chocolate em pó
- 01 xícara de maionese
- 01 xícara de leite
- 01 xícara de mel
- 1/2 colher (chá) de erva doce
- 01 colher (café) de canela em pó
- 02 cravos da índia
- 01 ovo inteiro
MODO DE PREPARO:
Na batedeira, bata muito bem todos os ingredientes acima.
Acrescente 01 colher (sopa) de fermento em pó e bata delicadamente.
Unte uma forma, despeje a massa, e leve ao forno pré-aquecido por aproximadamente 50 minutos, ou até espetar um palito ou faca e sair limpo.
Recheio a gosto.
Cobertura de chocolate derretido.
A Juliana, minha amiga que vive fazendo gostosuras pra me ver em forma de bola de basquete, recheou com beijinho e cobriu com chocolate ao leite. Como estávamos todos loucos com vontade de experimentar o bolo, comemos quase tudo na mesma hora em que ficou pronto... kkkkkk... Mas no outro dia voltamos lá pra comer o resto pra outra visita, e comemos o resto do bolo geladinho... hummmmmmmmm que delícia ao cubo... Pra quem ama pão de mel, como eu, esse bolo é um presente antecipado de natal... hahahahaha
...
Já que estávamos bagunçando na cozinha, aproveitamos pra testar uma receita de bolo de caneca. Filhona adolescente resolveu botar a mão na massa, ou melhor, na caneca, e fez o bolinho.
O segredo é mexer, mexer, mexer, mexer... numa caneca de porcelana coloque 01 ovo inteiro, mexa bem com um garfo, 03 colheres (sopa) de óleo, mexa, 04 colheres (sopa) de açúcar, mexa, 04 colheres (sopa) de leite, mexa, 02 colheres (sopa) de chocolate em pó, mexa, 04 colheres (sopa) de farinha de trigo, mexa, 01 colher (café) de fermento em pó, mexa. Leve ao microondas, potência máxima, por 03 minutos. Prontinho!
Uma pequena observação nesta receita: achei que ficou meio massudo. Então, pra uma próxima vez, eu vou diminuir um pouco o açúcar e o trigo. Ah, depois de pronto, jogue por cima uma calda de leite condensado com chocolate ou corante alimentício.
...
Espero que gostem das guloseimas, das fotos... mas, o mais importante, testem as receitas e depois voltem pra me contar... principalmente do bolo de pão de mel... hummmmm

3 comentários:

Fernanda Reali postou o comentário de número:

Bom dia, Eliane! Vim tomar café e comer um bolinho! Pçao de mel e bolo de cenoura são dois dos meus preferidos! Guardei o link para fazer qualquer hora.

Para faer consertos nas fotos, uso picasa.com. Ainda não conhecia o photoscpe, vou pesquisar.

beijooo

Chris Ferreira postou o comentário de número:

Oi Eliane,
a meninas amam fazer o bolo de caneca aqui em casa.
Adorei esse bolo de pão de mel. Vou experimentar aqui. Mas é isso mesmo? Leva maionese? Você escreveu certinho?
Já guardei a receita.
beijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com/

Sueli Dobón postou o comentário de número:

Olá Eliane, hummm, vou tentar fazer o bolo, as fotos estão ótimas...depois te conto. Abraços, Sueli